Retrospectiva da Sprint: Melhorando continuamente

A Retrospectiva da Sprint é um evento com duração de no máximo 3 horas para Sprints de um mês e é uma oportunidade formal para inspeção e adaptação.

4

A Retrospectiva da Sprint

Retrospectiva da Sprint é parte do grupo de eventos do scrum, eventos são o mesmo que reuniões e todas essas reuniões tem um tempo máximo (time-boxed), ou seja, não podem ultrapassar o tempo definido pelo Guia do Scrum.

A Retrospectiva da Sprint sempre acontece entre o final de uma sprint e o inicio de outra¹, em projetos tradicionais do tipo waterfall ou cascata, esta reunião é realizada no final do projeto e fornecem uma espécie de relatório com as lições aprendidas, veja uma ótima definição de lições aprendidas no site do escritório de projetos.

¹.(há algumas controvérsias quanto a realização destas reuniões em casos como: cancelamento de sprint ou no final da última sprint do projeto, sobre a retrospectiva acontecer ou não, aqui não entrarei no mérito, mas de acordo com as discussões dos fóruns da scrum.org estou convicto de que independente dos fatores a retrospectiva deve acontecer).

Em Scrum essas reuniões são realizadas com no máximo um mês uma da outra. (vide duração da Sprint)

Retrospectiva da Sprint

De acordo com o Guia do Scrum: “A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

Para entendermos a frase acima, antes de mais nada vou explicar alguns pontos que causaram dúvidas em minhas leituras, pois muitos afirmam que o Scrum Master não deve participar da retrospectiva, outros afirmam que o Dono do Produto não pode e nem deve participar, outros discutem ainda sobre a participação ou não de Stakeholders…

Essas discussões são praticamente infinitas e podem ser clarificadas nos fórums da scrum.org, afinal, foram eles que criaram o Scrum.

Eu entendo que PO e SM devem participar, pois também são responsáveis pelos resultados da Sprint e precisam trabalhar juntos com o Time de Desenvolvimento.

O Scrum Master participa da retrospectiva pois ele é o guardião das regras do scrum, ainda é responsável por treinar garantindo que tudo ocorra bem.

O PO deve participar da retrospectiva por que ele precisa entender como os aspectos que dependem dele podem ser melhorados, etc..

Para um maior reforço, basta lembrar o trecho do Guia do Scrum citado acima que diz o seguinte: “A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e….” bem, contra o Guia do Scrum não tem meio termo, se está lá é por que tem que ser seguido.

Mas afinal de contas, o que exatamente essa reunião se propõe a entregar? Por que ela é realizada?

Propósitos da Retrospectiva da Sprint

De acordo com o Guia do Scrum o propósito da Retrospectiva da Sprint é:

  1. Inspecionar como a última Sprint foi em relação às pessoas, aos relacionamentos, aos processos e às ferramentas;

  2. Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,

  3. Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;

Sabemos então quais os propósitos da Retrospectiva da Sprint, mas ao que parece o Guia do Scrum não diz exatamente como fazer isso, então mais uma vez o assunto gera bastante controvérsia sobre métodos, mas indiferente do método utilizado ela deve proporcionar um ambiente propício para “inspeção e adaptação”.

Existem muitas maneiras de realizar essa reunião, podemos encontrar exemplos neste site, neste, neste e neste

Gostaria de indicar este quadro no Trello, ele oferece uma série de técnicas eficientes para a Retrospectiva da Sprint.

Método “Iniciar, Parar, Continuar”.

Não vamos nos aprofundar em todos os métodos, mas vamos mencionar um deles, por sinal um ótimo método, trata-se do método “Iniciar, Parar, Continuar”.

Retrospectiva da sprint

Neste método geralmente os membros do Time Scrum são incentivados a identificar as tarefas da Sprint e responder as seguintes perguntas:

  1. O que precisamos começar a fazer para melhorar as entregas da Sprint?
  2. Há algo que devemos continuar fazendo para melhorar as entregas da Sprint?
  3. O que devemos parar de fazer para melhorar as entregas da Sprint?

A forma como isto é feito pode variar de time para time, mas uma sugestão pode ser criar 3 listas, uma para cada uma das opções: Iniciar, Continuar e Parar.

Então o facilitador da reunião, que pode ser o Scrum Master deve incentivar cada um dos membros a debater o por que escolheram suas respostas.

Os itens que foram bem e que devem continuar sendo feitos precisar gerar feedback positivo a fim de incentivar a equipe a continuar fazendo, inclusive elogiar ou até mesmo gamificar os resultados positivos a fim de continuar e gerar ainda mais resultados positivos.

O itens identificados pela equipe que devem começar a ser feitos, também devem ser discutidos até que seja encontrado um ponto em comum e que faça real sentido para a equipe trabalhar nisso a partir da próxima Sprint.

Por fim, mas não menos importante os itens que a equipe deve parar de fazer, estes devem ser discutidos com cuidado para evitar confusões e o facilitador deve garantir que o equipe esteja realmente certa disso.

Os itens identificados nesta última categoria geralmente são itens que merecem bastante atenção.

Debate

Os membros do time devem debater claramente e com confiança tanto para expor suas dificuldades quanto para tentar elucidar dúvidas de outro membro.

Em alguns casos itens podem ser repensados e retirados ou alterados, por exemplo, algo que um membro considerava que deveria parar, após uma discussão detalhada descobriu-se que ele deve continuar, etc..

Após o debate os itens que sobrarem, são votados pela equipe a fim de decidir qual deve ser trabalhado na próxima Sprint.

O item escolhido entra para garantir a melhoria contínua citada no Guia do Scrum.

Mas atenção, os itens identificados como “melhoria” merecem ser pensados e discutidos com cuidado, o Scrum Master deve garantir que a equipe não dedique esforços em uma melhoria impossível de ser realizada, segundo vários especialistas, isso pode gerar frustrações que podem atrapalhar o resultado de futuras sprints, desmotivar o time e até mesmo fazer com que considerem não fazer a retrospectiva.

Garantia de melhoras

Muito se vê em Times Scrum que após as reuniões acontecerem, nenhuma mudança de fato acontece, isso é um problema sério que precisa ser tratado com muita atenção, pois se nada for feito, os envolvidos podem começar a achar a reunião desnecessária e passar então a negligenciá-la.

O Scrum Master deve instigar perguntas como: “Como? Quando? Quem?” a fim de alcançar um nível mais elevado de detalhes para de fato a mudança ser implementada.

Após esse detalhamento é hora de colocar em prática.

Destacar as melhorias no Backlog da Sprint que se iniciará em breve é uma forma de garantir que a retrospectiva faça sentido.

Conclusão sobre a Retrospectiva da Sprint

Por fim o Guia do Scrum afirma que: ” Ao final da Retrospectiva da Sprint, o Time Scrum deverá ter identificado melhorias que serão implementadas na próxima Sprint. A implementação destas melhorias na próxima Sprint é a forma de adaptação à inspeção que o Time Scrum faz a si próprio”.

A frase afirma que a Retrospectiva da Sprint oferece uma oportunidade fundamental para garantir melhoria continua as equipes, as pessoas, aos times e as organizações.

Um organização que aplica a Retrospectiva da Sprint corretamente tem muito mais chances de ter sucesso, pois se você tem um oportunidade para se observar e tentar melhorar com certeza você terá um resultado melhor. Tem uma frase ótima sobre isso, alguns afirmam que é de Albert Einstein, a frase diz: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Leia outros artigos do blog:

Backlog da Sprint

Referências do artigo:

Scrum Guide oficial, Como criar Retrospectivas de Sprint que funcionam?, Retrospectiva no Scrum: entenda por que ela é essencial!

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Leia outros artigos do blog: Quais Artefatos do Scrum são oficiais? O Guia do Scrum Os Eventos do Scrum e sua importância Teoria do Scrum: Conheça os três pilares O Time Scrum: Como é composto? Os Eventos do Scrum e sua importância Quais Artefatos do Scrum são oficiais? O Guia do Scrum de uma maneira simples Backlog do Produto: Você sabe realmente pra que serve? Incremento do Produto: O que a Definição de Pronto tem a ver Sprint: Tudo que eu sei Sobre o Coração do Scrum Retrospectiva da Sprint X Inspeção e Adaptação […]

  2. […] Quais Artefatos do Scrum são oficiais? O Guia do Scrum Os Eventos do Scrum e sua importância Teoria do Scrum: Conheça os três pilares O Time Scrum: Como é composto? Os Eventos do Scrum e sua importância Quais Artefatos do Scrum são oficiais? O Guia do Scrum de uma maneira simples Backlog do Produto: Você sabe realmente pra que serve? Incremento do Produto: O que a Definição de Pronto tem a ver Sprint: Tudo que eu sei Sobre o Coração do Scrum Retrospectiva da Sprint X Inspeção e Adaptação […]