Os Eventos do Scrum e sua importância

11
Eventos do Scrum

Os Eventos do Scrum

Os Eventos do Scrum serão conhecidos neste texto, abordaremos cada um de acordo com o Guia do Scrum. Embora um texto completo sobre cada um deles será escrito em breve.

Os eventos do Scrum oficiais são: Sprint, Reunião diária, Revisão da sprint e Retrospectiva da Sprint.

No Scrum os eventos são utilizados para criar uma previsibilidade e minimizar a necessidade de reuniões extras não prescritas no Guia do Scrum. (acesse o Guia do Scrum original aqui – em inglês)

Existe uma característica inconfundível no scrum que é o fato de seus eventos sempre terem um tempo máximo de duração, por isso é comum encontrar artigos falando sobre “time-boxed” no mundo scrum. (Perguntas sobre isso costumam cair na prova de certificação).

Os eventos do scrum podem ser encerrados sempre que sua meta for alcançada, exceto a Sprint, uma Sprint começa tem duração definida, ou seja, ela tem data para começar e data para terminar.

Uma Sprint é o coração do scrum, a sprint é o principal evento do scrum. Entretanto, cada um dos 4 eventos é uma oportunidade de inspecionar e adaptar desvios de finalidade a fim de serem alinhados para atingir a meta.

Há casos em que organizações implementam apenas partes do processo scrum e podem menosprezar alguns destes eventos, caso isso ocorra, o fracasso é iminente, pois isso causa a diminuição da transparência, que é a melhor oportunidade de inspecionar e adaptar os trabalhos do Time de Desenvolvimento.

Eventos do Scrum – A Sprint

Como mencionado mais acima, a Sprint é coração do Scrum, ela conciste de um time-boxed de um mês ou menos, durante um Sprint algo deve ser entregue, isso é chamado de incremente. Sempre que uma Sprint termina, imediatamente outra inicia.

As Sprints consistem de um planejamento da Sprintreuniões diárias, o trabalho de desenvolvimento, uma revisão da Sprint e uma retrospectiva da Sprint.

De acordo Durante a Sprint:

  • Não são feitas mudanças que possam por em perigo o objetivo da Sprint;
  • As metas de qualidade não diminuem; e,
  • O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.

Em breve escreveremos um texto onde conheceremos a Sprint a fundo.

Eventos do Scrum – Reunião Diária

A reunião diária é um evento time-boxed de 15 minutos, esta reunião deve acontecer todos os dias no mesmo local, usualmente é feita em pé para agilizar o processo.

O objetivo da reunião diária é conhecer melhor sobre a trabalho da Sprint, usualmente em reuniões diárias são feitas 3 perguntas que ajudam a dar transparência ao processo scrum. São elas:

  • O que eu fiz ontem para ajudar o time de desenvolvimento atingir a meta da sprint?
  • O que eu farei hoje para ajudar o time de desenvolvimente atingir a meta da sprint?
  • Eu vejo algum impedimento que impeça a mim ou ao time de desenvolvimento de atingir a meta da sprint?

A Reunião diária é um evento chave para transparência e não pode de forma alguma ser negligenciada.

Em breve falaremos mais profundamente sobre a reunião diária.

Eventos do Scrum – Revisão da Sprint

A Revisão da Sprint é uma reunião que acontece no final da Sprint e tem como finalidade gerar feedback e como uma prestação de contas do que foi realizado na sprint que acaba de encerrar. Em outras palavras, é aqui que o cliente e os demais interessados obtem uma demonstração básica da funcionalidade e explicações sobre cada uma dessas funcionalidades.

As características dessa reunião são as seguintes:

Em primeiro lugar, o Dono do Produto convida os stakeholders para participar da reunião. Após isso, o Dono do Produto apresenta o que foi e o que não foi feito em relação ao que foi planejado para a Sprint. Em seguida, O Time de Desenvolvimento apresenta suas conquistas, aprendizados e dificuldades durante a sprint, além disso, eles demonstram o incremento e como ele funciona e responde perguntas dos presentes. Para conluir, todos juntos discutem o que pode ser feito para melhorar as próximas entregas, além de analisar gráficos, metas, timeline, etc..

Retrospectiva da Sprint

A Retrospectiva da Sprint é um evento time-boxed que oferece a possibilidade de inspeção e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

Este evento ocorre depois da Revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima Sprint. 

Apesar de que melhorias podem ser implementadas a qualquer momento, a Retrospectiva da Sprint fornece uma oportunidade formal focada em inspeção e adaptação.

O Scrum Master é responsável por garantir que essa reunião aconteça.

Conclusão

Podemos dizer então que os eventos do Scrum são elementos essenciais que não podem ser neglignciados e servem como oportunidade para aplicar os pilares do Scrum, que são: Transparência, Inspeção e Adaptação. Um time Scrum não pode ter sucesso se não aplicar essas premissas de maneira responsável e completa, correndo o risco de todo o projeto fracassar.

Espero que tenha gostado e fique a vontade para comentar este post, como dito no texto Guia para Certifição PSMI eu estou escrevendo aqui para aprender sobre Scrum e para tirar a minha própria certificação.

Um forte abraço e espero que continue comigo nos próximos artigos.

11 COMENTÁRIOS