O Time Scrum: Como é composto?

5
O Time Scrum

O Time Scrum: Quem são eles?

Visão Geral

O Time Scrum é formado por um Product Owner (Dono do Produto), o Time de Desenvolvimento (Dev. Team) e um Scrum Master.

Os times scrum não são dirigidos por gerentes ou supervisores como em empresas tradicionais, em ves disso, no scrum os times são auto organizados, ou seja, são eles mesmo que decidem como trabalhar para entregar a meta.

Em times scrum você não precisa depender de outros setores como por exemplo, em agência de marketing tradicionais, que o dep. de design precisa entregar uma arte para que o redator ou editor possa publicar um artigo no blog, em times scrum é recomendado que se a pessoa com especialidade em design já tiver fazendo fazendo uma tarefa, então o redator mesmo deverá fazer a arte que precisa.

O modelo de time no Scrum é projetado para aperfeiçoar a FLEXIBILIDADE, CRIATIVIDADE e PRODUTIVIDADE.

O Time Scrum precisa evoluir a cada dia demonstrando maior efetividade e melhorando sua capacidade de realizar trabalhos complexos. Além disso os mebros do time precisam melhorar as suas habilidades de autoorganização.

O método ágil preve que entregas devem ser feitas constantemente, para isso acontecer os times scrum costumam entregam funcionalidades de maneira incremental e iterativa, isso é feito através das sprints, que como vimos no artigo “artefato do scrum” são eventos time-boxed com no máximo um mês de duração. Para concluir, os times scrum além de garantir a satisfação dos principais interessados, garante feedback constante evitando desvio de finalidade das metas.

Observaçã: Existe um diferença entre Time Scrum e Time de Desenvolvimento, Times Scrum são compostos por: 

  • Dono do Produto;
  • Time de Desenvolvimento e;
  • Scrum Master.

Por outro lado, Times de Desenvolvimento são os membros do Time Scrum que desenvolvem o trabalho de desenvolvimento durante a Sprint.

O Time Scrum: O Product Owner

O Product Owner ou Dono do Produto é o responsável por garantir que o trabalho seja feito o mais próximo possível a solicitação dos stakholders, é claro que nem sempre isso é possível pois sempre é preciso fazer pesquisas para descobrir como e se algo que será feito espertará o interesse de usuários finais, de nada adianta fazer um aplicativo complexo se ninguém vai usálo.

O Dono do Produto também é responsável por decidir quais as tarefas são prioritárias em um projeto, para demonstrar essas tarefas ele usa o Backlog do Produto.

O Backlog do Produto é uma lista ordenada de tarefas conhecidas até o momento, falaremos mais sobre o Backlog do Produto em um outro texto.

O Backlog do Produto é de responsabilidade única e exclusiva do Dono do Produto, embora ele (ou ela) possa designar que outras pessoas façam alterações no mesmo, mas mesmo assim o Dono do Produto é o responsável por ele. Em suma, o Dono do Produto é o pai da criança rss.

O Time Scrum: O Time de Desenvolvimento

O Time de Desenvolvimento é onde estão os caras que desenvolvem o trabalho, eles são responsáveis por todas as estimativas de duração e assim podem estipular uma meta de trabalho para cada Sprint.

Para facilitar o entendimento do que precisa ser feito e para garantir a transparência das tarefas que estão sendo feitas o Time de Desenvolvimento utiliza um artefato conhecido como Backlog da Sprint.

Falaremos mais sobre o Backlog da Sprinti em breve. Enquanto isso, vamos nos ater nesse pequeno resumo sobre o Time de Desenvolvimento.

O Time Scrum: O Scrum Master

Este é o cara do scrum, o Scrum Master é o responsável por todo o processo scrum em uma organização. 

O Scrum master é uma espécie de lider servidor, em scrum não existe o conceito de lider supremo, aqui o líder serve aos demais membros do time, ele ajuda todos a entenderem melhor seus papéis e funções e os incentiva a melhor dia após dia.

Falaremos mais sobre o Scrum Master posteriormente, mas vamos adiantar aqui que o Scrum Master serve a Organização, serve ao Dono do Produto e serve ao Time de Desenvolvimento.

Conclusão

Em primeiro lugar o Time Scrum é autoorganizado e multifuncional.

Em segundo lugar, todos os membros tem a capacidade de desenvolver as tarefas necessárias para entregar o resultado.

Para concluir, podemos dizer que o Time Scrum é projetado para garantir agilidade na entrega de resultados.

 
Referências do artigo: Scrum Guide oficial 

5 COMENTÁRIOS