O Dono do Produto ou Product Owner (PO)

2

O Dono do Produto

Guia do Scrum

Dono do Produto? O que isso significa? Neste artigo vamos desmistificar esse que é um dos papéis do Time Scrum.

Como é de costume, vamos ver o que o Guia do Scrum diz sobre ele:

“O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui:

  • Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
  • Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões;
  • Otimizar o valor do trabalho que o Time de Desenvolvimento realiza;
  • Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o que o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e,
  • Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário.”

O Dono do Produto: Quem é ele?

Dono do Produto é o responsável por garantir que um produto seja entregue de acordo com os requisitos e as necessidades.

O PO representa o desejo de um cliente, uma organização ou de um comitê.

O Dono do Produto: Oque ele faz?

Ele é responsável por fazer a ponte entre os stakeholders, ou seja, os interessados no produto, com o time que vai desenvolver o produto.

Em scrum, quem desenvolve um produto é o Time de Desenvolvimento, o PO entra aqui como um profundo conhecedor de negócios e vai usar todo o seu know-hall para garantir que o Time de Desenvolvimento entenda exatamente o que fazer para entregar o mais alto valor para os stakeholders.

O Dono do Produto é o único responsável pelo Backlog do Produto.

O Backlog do Produto, como visto em um texto anterior, é uma lista priorizada de tarefas que devem ser feitas para que o trabalho atinja seu objetivo.

O Backlog do Produto

Quando falamos em Backlog do Produto, precisamos entender como ele surge, antes dele ser apresentado ao Time Scrum e aos Stakeholders, ele deve passar por uma criteriosa análise do Dono do Produto, como isso é feito pode variar de organização para organização.

Como o Dono do Produto é o principal contato com os Stakeholders, ele deve capturar todas as ideias dos stakeholders através de um brainstorming, depois disso ele deve analisar quais ideias são essenciais para o produto, ou seja, selecionar quais dessas ideias vão entregar o mais alto valor imediato, mas também futuro.

Sobre o Backlog do Produto, o PO ainda é responsável por administrá-lo da melhor maneira possível, ele precisa garantir que o Time de Desenvolvimento entenda as tarefas em nível necessário, para isso o Dono do Produto precisa especificar os detalhes o máximo possível, mas por sorte ele não precisa especificar todos os itens do Backlog, fazendo isso apenas para os itens de ordem mais alta é suficiente. 

Observação: O Backlog do Produto pode ser uma lista quase que infinita rss, mas Dono do Produto só precisa detalhar as tarefas de ordem mais altas, estas são as primeiras que serão adicionadas aos trabalhos das primeiras Sprints.

O que o Dono do Produto não é?

Ele não é um gestor para o Time Scrum, muitas pessoas se equivocam ao associar o papel de Dono do Produto ao Gerente de Projetos ou qualquer que seja o nível gerencial na organização.

O Dono do Produto não decide como montar Times de Desenvolvimento tampouco ele diz como fazer as entregas do produto.

Conclusão sobre o Dono do Produto

Para concluir, podemos dizer então que o PO é o responsável por garantir a entrega de acordo com desejo dos Stakeholders mas não sem antes analisar se aquilo que foi pedido faz sentido.

Podemos dizer ainda que o Dono do Produto é o responsável por fazer a ponte entre todos os envolvidos no processo, além disso é ele que é responsável por criar, ordenar e manter a lista ordenada de tarefas que devem ser feitas para garantir que o Time de Desenvolvimento entenda todos os aspectos necessários para entregar o maior valor possível para o incremento.

Espero que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre.

Lembre-se: Este blog é para min (o autor) aprender mais sobre Scrum e conquistar as certificações do Scrum.

Em nenhum momento quero me colocar aqui como um profissional no assunto, sou apenas um estudante.

2 COMENTÁRIOS