Backlog do Produto: Você sabe realmente pra que serve?

Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que é conhecido sobre o produto, essa lista é estruturada para dar prioridade aos itens mais importantes.

6

Backlog do Produto

O que é o Backlog do Produto?

O Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que se é conhecido sobre o produto até o momento, em outras palavras, ele geralmente surge de uma ideia de um stakeholders que pode ser alguém de dentro da empresa ou um cliente que está contratando a sua empresa para desenvolver um produto.

Os itens da lista do Backlog do Produto são ordenados de maneira priorizada, ou seja, itens de maior relevância para o sucesso do produto devem ficar no topo da lista, quanto mais alto maior prioridade.

De acordo com o Guia do Scrum, a lista deve conter CARACTERÍSTICAS do produto, ou seja, como esse produto será usado e o que deve contemplar.

A lista deve conter ainda as FUNÇÕES, do produto, ou seja, oque o produto deverá fazer para atender a meta. Por exemplo, o aplicativo Y deve permitir que o usuário X interaga com o usuário Z.

Também deve estar contido na lista os REQUISITOS, por exemplo, o aplicativo x deve ser compatível com dispositivos Android e IOS.

Essa lista também pode conter MELHORIAS e CORREÇÕES que formam as mudanças que devem ser feitas no produto nas futuras versões.

Quem decide a prioridade dos itens do Backlog do Produto é o PO e a palavra final também é dele e toda a organização deve respeitar sua decisão.

Quem é responsável pelo Backlog do Produto

O Backlog do Produto é de responsabilidade exclusiva do Dono do Produto, embora ele pode ordenar que membros do Time de Desenvolvimento façam mudanças no Backlog, mas ainda assim ele é o responsável, ou seja, o Dono do Produto é o pai da criança rss.

Histórias de Usuários

Uma estória de usuário é uma descrição curta e simples que mostra exatamente o que o produto deve conter para atender a necessidade do cliente.

Ela normalmente é contada a partir da perspectiva de quem precisa da nova necessidade, sendo geralmente um usuário, cliente do sistema ou representante de negócios do cliente.

Uma estória de usuário deve explicar bem para quem, o que e por que está sendo criada.

Exemplo 1 Exemplo 2
COMO administrador do sistema
POSSO visualizar o relatório de solicitação de todos os usuários
PARA obter um melhor feedback sobre o seu andamento e solução.
SENDO um usuário comum do sistema
POSSO visualizar o relatório de solicitação de chamados abertos apenas por mim
PARA obter um melhor feedback sobre o seu andamento e solução.

Refinamento do Backlog

Segundo O Guia do Scrum o refinamento do Backlog do Produto é a ação de adicionar DETALHES, ESTIMATIVAS e ORDEM aos itens no Backlog do Produto.

O Time Scrum está trabalhando no refinamento do backlog desde o início, a cada interação algo pode ou deve ser alterado.

Durante o refinamento do Backlog do Produto, os itens são inspecionados e revisados.

O Time Scrum decide como e quando o refinamento está “Pronto”.

O refinamento não deve consumir mais de 10% da capacidade do Time de Desenvolvimento. Contudo, os itens do Backlog do Produto podem ser atualizados a qualquer momento pelo Dono do Produto ou a critério do Dono do Produto.

Preparados e Prontos

Itens que podem ser selecionados para o trabalho da próxima Sprint devem estar “Preparados”, ou seja, devem ter passado pelo processo de refinamento citado acima e deve ter DETALHES, ESTIMATIVAS e ORDEM. Só assim o Time de Desenvolvimento poderá selecionar um item do Backlog, mas ainda tem mais, para um item ser selecionado para a próxima Sprint ele deve conter também a definição de pronto.

A definição de pronto é um requisito fundamental para a conclusão de qualquer item do Backlog do Produto, afinal de contas, como um time pode concluir algo que não se sabe quando e o que precisa atender para estar pronto?

Falaremos mais sobre a Definição de Pronto em um outro artigo.

Processos de entrada para o Backlog do Produto

Créditos da Imagem: GP4US

Conclusão

PAra concluir, podemos dizer que o Backlog do Produto é o espírito do produto, é ele quem define o ciclo de vida do produto, suas fases o que fazer, como e quando, além de responder para quem é o produto, ou seja, sem o Backlog do Produto não existe um produto.

Espero que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre.

Lembre-se: Este blog é para min (o autor) aprender mais sobre Scrum e conquistar as certificações do Scrum.

Em nenhum momento quero me colocar aqui como um profissional no assunto, sou apenas um estudante.

Leia outros artigos do blog:

Backlog da Sprint

Fontes:

O Product BacklogScrum GuideScrum Métodos Ágeis

6 COMENTÁRIOS