AWS Lambda: O Fantástico serviço sem servidor da AWS

0

Amazon AWS Lambda

Visão Geral do AWS Lambda

O AWS Lambda permite que você execute código sem servidores, ou seja, você não precisa provisionar servidores para suas cargas de trabalho.

Outra vantagem do Lambda é que com ele você paga apenas pelo tempo de computação consumido.

Com o Lambda, você pode executar o código para praticamente qualquer tipo de aplicativo ou serviço de back-end, tudo sem precisar de administração.

Para o Lambda executar o serviço basta carregar o código que ele se encarrega de todos os itens necessários para executar e alterar a escala do código com alta disponibilidade.

Você pode ainda configurar o seu código para que ele seja acionado automaticamente por meio de outros serviços da AWS ou chamá-lo diretamente usando qualquer aplicativo móvel ou da web.

Benefícios do AWS Lambda

NÃO HÁ SERVIDORES PARA SEREM GERENCIADOS

O AWS Lambda executa automaticamente o seu código sem exigir que você provisione ou gerencie servidores, ou seja, você escreve o código e o Lambda se encarregá do resto.

ESCALABILIDADE CONTÍNUA

O AWS Lambda escala automaticamente os aplicativos executando código em resposta a cada acionamento.

O código é executado em paralelo e processa cada acionamento individualmente, escalando precisamente de acordo com o tamanho da carga de trabalho.

MEDIDOR DE FRAÇÃO DE SEGUNDO

Com o Lambda, você é cobrado a cada 100 ms de execução do código e pelo número de vezes que o código é acionado. Em suma, você paga apenas pelo tempo de computação consumido.

DESEMPENHO CONSISTENTE

Com o AWS Lambda, você pode otimizar o tempo de execução do seu código escolhendo o tamanho de memória ideal para a sua função.

PROCESSAMENTO DE STREAM EM TEMPO REAL

Você pode usar o AWS Lambda e o Amazon Kinesis a fim de processar dados de streaming em tempo real para monitoramento de atividades de aplicativos, processamento de pedidos de transações, análise de sequência de cliques, refinamento de dados, geração de métricas, filtragem de logs, indexação, análise de mídias sociais, e telemetria e medição de dados de dispositivos da IoT.

Arquitetura de referência: código de exemplo

AWS Lambda

EXTRAIR, TRANSFORMAR, CARREGAR

Você pode usar o AWS Lambda para executar a validação, a filtragem e a classificação de dados ou outras modificações para cada alteração de dados ocorrida em uma tabela do DynamoDB e carregar os dados modificados em outro armazenamento de dados.

AWS Lambda

Back-ends

Você pode criar back-ends sem servidor usando o AWS Lambda para administrar solicitações de API da web, móveis, da Internet das Coisas (IoT) e de terceiros.

É possível ainda aproveitar os controles de desempenho consistentes do Lambda, com várias configurações de memória e Simultaneidade provisionada, para criar aplicativos sensíveis à latência em qualquer escala.

APLICATIVOS WEB
 

Ao combinar o AWS Lambda com outros serviços da AWS, os desenvolvedores conseguem criar aplicativos da Web potentes que expandem e diminuem automaticamente e que são executados em uma configuração altamente disponível em vários datacenters, em outras palavras, significa dizer que o Lambda não exige esforço administrativo.

Arquitetura de referência: código de exemplo

AWS Lambda
 

BACK-ENDS DA IOT

Você pode criar back-ends sem servidor usando o AWS Lambda para administrar solicitações de API da Web, móvel, da Internet das Coisas (IoT) e de terceiros.

Arquitetura de referência: código de exemplo

AWS Lambda
BACK-ENDS MÓVEIS

O AWS Lambda facilita a criação de experiências de aplicativo avançadas e personalizadas.

Você pode criar back-ends usando o Lambda e o Amazon API Gateway para autenticar e processar solicitações de API.

Use o AWS Amplify para integrar facilmente seu back-end aos seus front-end iOS, Android, Web e React Native.

Arquitetura de referência: código de exemplo

Como funciona

Amazon Lambda
Créditos da imagem: Site oficial AWS

Casos de uso do AWS Lambda

O que você pode criar usando o Lambda Saiba mais sobre os casos de uso a seguir:

Processamento de dados

Você pode usar o AWS Lambda para executar código em resposta a acionadores, como alterações nos dados, mudanças no estado do sistema ou intervenções dos usuários.

O Lambda pode ser acionado diretamente pelos serviços da AWS como S3, DynamoDB, Kinesis, SNS e CloudWatch, ou pode ser orquestrado em fluxos de trabalho pelo AWS Step Functions. Portanto, o Lambda permite que você crie uma variedade de sistemas de processamento de dados sem servidor em tempo real.

PROCESSAMENTO DE ARQUIVOS EM TEMPO REAL

Você pode usar o Amazon S3 para acionar o Lambda para processar dados imediatamente após o carregamento. Por exemplo, você pode usar o Lambda para imagens em miniatura, transcodificação de vídeos, indexação de arquivos, processamento de logs, validação de conteúdo, além de agregação e filtragem de dados em tempo real.

Arquitetura de referência: código de exemplo

Definição de Preços

Com o AWS Lambda você paga somente pelo que for usado, ou seja, você é cobrado pelo número de solicitações de suas funções e pela duração, o tempo que leva para que seu código seja executado.

O Lambda conta uma solicitação cada vez que começa a executar em resposta a uma notificação de evento ou chamada de invocação, incluindo invocações de teste do console.

Nível Gratuito do AWS Lambda

O nível de uso gratuito do AWS Lambda inclui 1 milhão de solicitações gratuitas por mês e 400.000 GB/segundos de tempo de computação por mês.

Outros níveis de uso pagos

Devido a complexidade dos metodos, não entraremos em detalhes aqui, mas caso tenha interesse em saber mais você pode acessar esse link.

Conclusão de uso do AWS Lambda

Para concluir, podemos dizer que o Lambda é um excelente serviço de Servless, ou seja, serviço sem servidor.

Devido a sua capacidade de processamento de cargas de trabalho o Lambda pode ser usado por empresas de qualquer tamanho e que queiram executar cargas de trabalho sem servidor, ou seja, sem se preocupar com provisionamentos.

Espero que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre.

Lembre-se: Este blog é para o autor aprender mais sobre AWS e conquistar suas certificações. Portanto, sou apenas um aprendiz. 😉 

Em primeiro lugar, não quero em nenhum momento me colocar aqui como um profissional no assunto, em segundo lugar, estou apenas tentando encontrar melhores técnicas de aprendizado para dominar os serviços da AWS, além disso, estou muito obssecado pelas certificações da AWS, e por fim, acredite, sou apenas um estudante.

Leia nossos outros artigos sobre: Amazon EBS (Elastic Block Store)Amazon Elastic Compute Cloud – Amazon EC2AWS Trusted AdvisorWell Architected Framework.

Créditos dos textos e imagens: Página oficial do Amazon Lambda

Fontes: Site Oficial da Amazon AWS, Documentação oficial.