Quais Artefatos do Scrum são oficiais?

10
Artefatos do scrum

Quais Artefatos do Scrum são oficiais

Os artefatos do scrum são projetados para maximizar a transparência das informações chave facilitando a inspeção e a identificação de possíveis adaptações.

Os artefatos do scrum fazem parte dos elementos oficiais da metodologia Scrum, o framework é composto por papéis, eventos, artefatos e regras, no post Guia Para Certificação Scrum foi falado sobre estes elementos fazendo uma analogia a fruta pera.

Para melhor compreender o propósito dos artefatos do scrum, podemos dizer que são usados para garantir maior transparência aos itens que fazem parte do Projeto a ser construído, além disso, também identificam os itens escolhidos para a próxima Sprint.

Quando se tem a possibilidade de ampla transparência é possível inspecionar o andamento dos trabalhos em direção a meta de entrega.

Quando há transparência os envolvidos podem analisar e inspecionar o andamento e até mesmo identificar possíveis falhas que exijam adaptação, a frase abaixo diz tudo.

“Quem vê de fora vê melhor, mas quem está dentro tem maiores chances de mudar o quadro” – Pr Flavio Macedo

Mas Quais Artefatos do Scrum são oficiais?

Antes de escrever este post pesquisei bastante e descobri que há uma certa discordância entre os adeptos.

Muitos afirmam que os artefatos oficiais são: Backlog do Produto, Backlog da Sprint, Incremento e Definição de Pronto. Entretanto, outros dizem que histórias de usuário, Gráfico Burndown e Quadro Scrum também fazem parte dos artefatos do scrum.

Eu vou seguir a premissa de que os artefatos oficiais do Scrum são: Backlog do Produto, Backlog da Sprint e Incremento.

Na maioria das minhas pesquisas foi isso que eu ví, inclusive nos fóruns da scrum.org.

Caso eu estiver errado sobre os artefatos oficiais, por favor, comente este post para que eu possa entender melhor sobre os artefatos do scrum. Clique aqui para saber o propósito desse blog.

Os Artefatos do Scrum

Backlog do Produto

O Backlog do Produto é uma lista de tudo o que se é conhecido até o momento sobre o produto que será criado ou atualizado, etc..

O Backlog costuma ser uma lista de tarefas, mas não é obrigatório ser uma lista, embora no formato de lista seja mais fácil a compreensão dos envolvidos.

O Dono do Produto é o único responsável pelo Backlog do Produto, ele (ou ela) é responsável por identificar e priorizar a ordem dos itens do, ou seja, a bronca é dele rss.

O itens do Backlog do Produto podem ser alterados por outros do Time Scrum. Entretanto, isso só pode ocorrer sob a autorização do Product Owner,

Independente de quem fizer alterações a critério do Dono do Produto, ninguém pode ser responsabilizado por inconcistências senão o Dono do Produto.

O Backlog do Produto nunca esta pronto, ele vai evoluindo com o andamento do projeto, ou seja, quanto mais se aprende sobre o projeto e sobre o trabalho necessário para terminá-lo, mais itens podem aparecer e serem adicionados, ao mesmo tempo que itens desnecessários podem ser removidos.

Leia nosso post completo sobre o Backlog do Produto.

Backlog da Sprint

O Backlog da Sprint é o conjunto dos itens do Backlog do Produto que vão fazer parte da Próxima Sprint, nela também está contido o plano para entregar, ela serve como base para se alcançar a meta da Sprint.

O Backlog da Sprint é usualmente uma lista ordenada de tarefas de modo que seja possível visualizar o que tem por fazer, o que está sendo feito e o que já foi concluído.

A imagem abaixo representa o Backlog da Sprint com o método Kanban, essa metodologia é muito eficaz e mundialmente adotada.

Backlog da Sprint
Créditos da imagem: What is a Sprint Backlog? – scrum.org

Leia nosso texto completo sobre o Backlog da Sprint.

Incremento

incremento - artefatos do scrum
Créditos da imagem: C#Corner.com

O Incremento é definido como aumento ou adição. Um incremento do produto refere-se à soma de todos os itens do backlog do produto concluídos e entregues durante uma sprint, que inclui incrementos das sprints anteriores. 

Um incremento é a meta entregue no final de cada sprint, o incremento deve ser aceitável pelo Dono do Produto e ser de alta qualidade.

Leia nosso texto completo sobre o Incremento.

Conslusão Sobre Quais Artefatos do Scrum são oficiais

Para concluir podemos dizer então que os artefatos do scrum oficiais são Backlog do Produto, Backlog da Sprint e Incremento. (segundo as minhas pesquisas, posso estar errado)

Concluímos então que os artefatos são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos necessários para a conclusão da Sprint, são chaves para transparência, inspeção e adaptação do processo.

Espero que tenha gostado e fique a vontade para comentar este post, como dito no texto Guia para Certifição PSMI eu estou escrevendo aqui para aprender sobre Scrum e para tirar a minha própria certificação.

Um forte abraço e espero que volte sempre.

Para continuar lendo sobre scrum visite nossos outros artigos:

Leia outros artigos do blog:

10 COMENTÁRIOS