Amazon S3 – AWS Simple Storage Services

0

Amazon S3

Amazon S3 é uma das ferramentas de armazenamento mais poderosas do mundo, o intuito deste artigo é aprender sobre ele e melhor se preparar para as certificações AWS CCP e SAA-C01/02.

O método utilizado é um resumo dos textos originais e na maioria dos casos há um link que leva a documentação da AWS onde você poderá se aprofundar em cada um dos temas. Portanto, fique comigo até o final da leitura e boa sorte para nós nas provas de certificação.

Visão Geral do Amazon S3

O Amazon S3 (Simple Storage Service) é um serviço líder de mercado do setor de armazenamento de objetos com escalabilidade, disponibilidade, segurança e performance, em outras palavras, clientes de todos os setores e tamanhos podem armazenar qualquer volume de dados no S3.

Portanto podemos dizer que desde sites, aplicativos móveis, backups e restauração, arquivamento, aplicações empresariais, dispositivos IoT e análises de big data podem ser armazenados no S3.

O S3 fornece recursos de gerenciamento fáceis de usar, consequentemente você pode organizar os dados e configurar os controles de acesso refinados para atender a requisitos específicos comerciais  e organizacionais e de conformidade com legislações e/ou governos.

O Amazon S3 foi projetado para 99,999999999% de durabilidade e armazena dados para milhões de aplicativos para empresas de todo o mundo, em suma o S3 é sem dúvida o líder do mercado em seu segmento.

Benefícios do Amazon S3

Performance, escalabilidade, disponibilidade e durabilidade líderes do setor

Com o S3 você pode escalar os recursos de armazenamento para demandas flutuantes sem antes ter que investir em hardware ou software, ou seja, aumentou a demanda? Aumente suas cargas de trabalho, Diminuiu a demanda? Desligue suas máquinas, Em suma, você economiza e ganha tempo, simples assim.

Grande variedade de classes de armazenamento econômicas

Você pode economizar com os testes de uso com diferentes classes de armazenamento do S3, ou seja, essas classes dão suporte a diferentes níveis de acesso a dados e taxas de transferência com preços que podem ser testados antes de implementar em ambiente real.

Recursos incomparáveis de segurança, conformidade e auditoria

Com o S3 você pode proteger seus dados de maneira completamente eficaz, em outras palavras você pode utilizar criptografia de ponta e ferramentas poderosas de controle de acesso.

Gerencie dados e acesse controles facilmente

Com o S3 você controla custo, replicação e proteção de dados facilmente através do uso de robustos recursos de controle.

Serviços de consulta no local para análises

Você pode precisar de recursos poderosos para análise de grandes volumes de dados como Big data emachine learning, se a resposta for positiva, com certza vale a pena testar o Amazon S3,

Serviço de armazenamento em nuvem mais aceito

A AWS ofereçe um poderoso programa de parceiros, o AWS Partner Network (APN) – uma imensa comunidade de prestadores de serviços de nuvem que podem te ajudar a qualquer momento, desde a implementação até rotinas do dia a dia e/ou casos inesperados. Portanto, sempre havera um parcerio AWS perto de você.
 

Como os pontos de acesso do S3 funcionam

funcionamento do s3
Créditos da imagem: Como os pontos de acesso do S3 funcionam

Casos de uso do Amazon S3

Amazon S3

Backup e restauração

Como solução líder de mercado o S3 permite criar soluções duráveis que podem interagir com outras soluções como o S3 Glacier, o Amazon EFS e o Amazon EBS.

Saiba mais sobre backup e restauração »

Disaster Recovery (DR – Recuperação de desastres)

Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”. Lei de Murphy

Já ouviu a frase acima né? então não facilite com dados preciosos.

Disastres são o pesadelo de qualquer organização, tenho certeza que você não quer ter que precisar desta solução, mas ela é altamente recomendável quando acontecer com você.

Saiba mais sobre Recuperação de desastres »

Arquivamento

Você pode precisar armazenar dados que não serão mais usados, ou seja, dados precisam ser mantidos para atender a possíveis requisições futuras de governos ou da própria organização, mas que podem demorar muito tempo sem acesso, para garantir maior economia, você pode utilizar diversos recursos de arquivamento que funcionam com o Amazon S3.

Saiba mais sobre arquivamento »

Análises de data lakes e big data

Aplicativos modernos e poderoses para insights em tempo real como big date e machine learning podem ser implementados sem esforço utilizando o S3 para armazenar todos os dados de suas coletas em tempo real.

Saiba mais sobre a criação de um data lake no Amazon S3 e o AWS Lake Formation »

Armazenamento na nuvem híbrida

Já falamos anteriormente sobre tipos de infraestrutura híbrada, aqui vamos reforçar essa vantagem que empresas com grandes datacenters locais podem tirar do uso da nuvem com a replicação de determinados dados que podem ser replicados em outras regiões para oferecer baixa latência em locais distantes.

Saiba mais sobre AWS Storage Gateway » 

Dados de aplicativos nativos da nuvem

Também é possível criar aplicativos nativos, ou seja, direto na nuvem e pode usar o Amazon S3 para criar bancos de dados poderosos.

Saiba mais sobre aplicativos nativos da nuvem »

Dados de aplicativos nativos da nuvem
Créditos da imagem: Hosting and Streaming

Destaques do Amazon S3

O Amazon S3 oferece diversos recursos para organização e gerenciamento de dados para casos de uso específicos, em outras palavras, significa dizer que você pode além de economizar, impor segurança que satisfaçam requisitos de conformidade da organização.

Os dados são armazenados em “buckets”, cada objeto não pode ter mais de 5 terabytes, mas o limite de armazenamento é praticamente ilimitado chegando a casa dos petabytes.

Você pode anexar tags de metadados a objetos, mover e armazenar dados entre as classes de armazenamento do S3, configurar e impor controles de acesso aos dados, proteger os dados contra usuários não autorizados, executar análise de big data e monitorar dados nos níveis de objeto e de bucket.

Objetos podem ser acessados por meio dos S3 Access Points ou diretamente pelo hostname do bucket.

bucket
Créditos da imagem: Python Postando arquivos naAmazon S3 Buckets

Gerenciamento e monitoramento de armazenamento

Você pode gerenciar e monitorar seus recursos de armazenamento independente o porte da organização você pode controlar. Todos os objetos são armazenados em buckets do S3 e podem ser organizados com nomes compartilhados chamados prefixos. 

O S3 oferece três principais opções para gerenciamento e monitoramento, são elas:

  • Gerenciamento de armazenamento
  • Monitoramento de armazenamento
  • Gerenciamento de armazenamento

Saiba mais sobre gerenciamento e monitoramento.

Classes de armazenamento

Com o Amazon S3, você pode armazenar dados em diversas classes de armazenamento do S3 diferentes: S3 Standard, S3 Intelligent-Tiering, S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA), S3 One Zone-Infrequent Access (S3 One Zone-IA), Amazon S3 Glacier (S3 Glacier)Amazon S3 Glacier Deep Archive (S3 Glacier Deep Archive).

Cada classe de armazenamento do S3 oferece suporte a um nível específico de acesso aos dados com os custos correspondentes. Ou seja, é possível armazenar dados de produção de missão crítica no S3 Standard para acesso frequente, economizar custos armazenando dados acessados com pouca frequência no S3 Standard-IA ou no S3 One Zone-IA e arquivar dados com custos mais baixos nas classes de armazenamento de arquivamento — S3 Glacier e S3 Glacier Deep Archive.

Para saber mais, acesse Classes de armazenamento do S3Análise de classes de armazenamento do S3 e Gerenciamento de ciclo de vida do S3 »

Segurança e gerenciamento de acesso

Gerenciamento de acesso

Para proteger os dados no Amazon S3, por padrão os usuários só têm acesso aos recursos do S3 que criam.

Você tem uma gama de recursos para controle de acesso, entre eles: o AWS Identity and Access Management (IAM), Listas de controle de acesso (ACLs), políticas de bucket, Pontos de acesso do S3  e Autenticação da string de consulta.

Além disso, o S3 também oferece suporte a logs de auditoria que listam as solicitações feitas em seus recursos do S3 para dar total visibilidade sobre quem está acessando quais dados.

Segurança

O Amazon S3 oferece recursos de segurança flexíveis para impedir que usuários não autorizados acessem seus dados. Use VPC endpoints para conectar-se aos recursos do S3 a partir da Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC).
 
O Amazon S3 oferece suporte para criptografia no lado do servidor (com três opções de gerenciamento de chaves) e criptografia no lado do cliente para uploads de dados.
 

Para saber mais, acesse Gerenciamento e segurança de acesso do S3 e proteção de dados no Amazon S3 »

Consulta in-loco
O Amazon S3 tem um recurso integrado e serviços complementares que consultam dados sem a necessidade de copiá-los e carregá-los em uma plataforma de análise separada ou data warehouse separado. Isso significa que é possível executar a análise de big data diretamente nos dados armazenados no Amazon S3.
 
S3 Select é um recurso desenvolvido para aumentar a performance de consultas em até 400% e reduzir os custos de consultas em até 80%.
 
Ele funciona recuperando um subconjunto dos dados de um objeto (usando expressões SQL simples) em vez do objeto inteiro, que pode ter até 5 terabytes.
 

Clique aqui para saber mais >>

Transferência de dados

A AWS tem um portfólio de serviços de transferência de dados para fornecer a solução certa para qualquer projeto de migração de dados.

O nível de conectividade é um fator importante na migração de dados e a AWS tem produtos capazes de atender às suas necessidades de armazenamento em nuvem híbrida, transferência de dados online e transferência de dados offline.

Para saber mais, acesse Serviços de migração de dados da Nuvem AWS »AWS Storage Gateway »AWS DataSync »AWS Transfer Family »Amazon S3 Transfer Acceleration »AWS Snow Family »

Classes de armazenamento

O Amazon S3 oferece uma ampla variedade de categorias de armazenamento para diferentes casos de uso.

Elas incluem S3 Standard para armazenamento geral de dados acessados com frequência, S3 Intelligent-Tiering, para dados com padrões de acesso desconhecido ou dinâmico, S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA) e S3 One Zone-Infrequent Access (S3 One Zone-IA) para dados de longa vida, mas acessados com menos frequência e Amazon S3 Glacier (S3 Glacier) e Amazon S3 Glacier Deep Archive (S3 Glacier Deep Archive) para preservação digital e arquivamento de dados de longo prazo. Portanto, tem classes pra tudo que você precisar. 

O Amazon S3 também oferece recursos para gerenciar seus dados durante todo o ciclo de vida deles.

Assim que uma política de ciclo de vida do S3 é definida, seus dados migram automaticamente para uma classe de armazenamento diferente sem alterar aplicações.  

Clique aqui para saber mais>>

Conclusão sobre o Amazon S3

Amazon S3

Para conlcuir, podemos dizer que o Amazon S3 pode ser usado por praticamente qualquer tipo ou tamanho de organização para fazer praticamente qualquer tipo de serviço que ocupe praticamente qualquer tamanho ou capacidade de carga de trabalho.

Espero que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre.

Lembre-se: Este blog é para o autor aprender mais sobre AWS e conquistar suas certificações.

Em nenhum momento quero me colocar aqui como um profissional no assunto, apenas um estudante.

Leia nossos outros artigos sobre: Amazon EBS (Elastic Block Store)Amazon Elastic Compute Cloud – Amazon EC2AWS Trusted AdvisorWell Architected Framework.