Amazon EC2 – Amazon Elastic Compute Cloud

3

Amazon EC2

Visão Geral Amazon EC2

Amazon EC2 é um serviço da AWS que disponibiliza capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem.

A interface Amazon EC2 permite que você obtenha e configure a capacidade computacional com o mínimo de esforço.

Com o Amazon EC2 você tem controle total de seus recursos computacionais, ou seja, você pode trabalhar no ambiente computacional da Amazon controlando todos os recursos necessários.

O Amazon EC2 utiliza o conceito de instâncias. Uma instância é um servidor virtual na nuvem AWS. Em suma, você pode definir e configurar o sistema operacional e os aplicativos que são executados em sua instância.

Categorias de Instâncias do Amazon EC2

As Instâncias tem várias categorias que podem ser usadas de acordo com cada tipo de aplicação a ser usada, as princiáis categorias são: Uso Geral, Otimizadas para computação, Otimizadas para memória, Computação acelerada e Otimização para armazenamento.

instances amazon ec2
Crédito da image: Deep Dive on Amazon EC2 F1 Instance – May 2017 AWS Online Tech Talks

Vejamos abaixo cada uma com mais detalhes

Uso Geral

Se você necessita de serviços básicos, provavelmente as Instâncias de uso geral são adequadas para você, estas instâncias oferecem recursos de computação de maneira equilíbrada, além disso, oferecem memória e rede capazes de suportar diversas cargas de trabalho. Em resumo, essas instâncias são ideais para aplicativos que usam recursos em proporções iguais, como servidores da Web e repositórios de código.

Para esta categoria nós temos vários tipos de instâncias, cada uma voltada a um fim específico de instâncias de uso geral, veja abaixo as princípais:

A1 T3 T3a T2 M6g M5 M5a M5n M4

(Saiba tudo sobre as instâncias de uso geral clicando aqui.)

Otimizadas para computação

Em primeiro lugar, esse tipo de instâncias otimizadas para computação, são ideais para aplicativos vinculados a computação que se beneficiam de processadores de alto desempenho. Em segundo lugar, essas instâncias são adequadas para cargas de trabalho de processamento em lote, transcodificação de mídia, servidores da Web de alto desempenho, computação de alto desempenho (HPC), modelagem científica, servidores de jogos dedicados e mecanismos de servidor de anúncios, inferência de machine learning e muito mais, ou seja, essa categoria deve ser escolhida para aplicativos de uso intensivo de computação.

C5 C5n C5a c4

 

(Saiba tudo sobre otimizadas para computação clicando aqui.)

Otimizadas para memória

Essa categoria de instâncias são otimizadas e projetadas para fornecer alto desempenho de memória. ou seja, para cargas de trabalho que processam grandes conjuntos de dados na memória.

R5 R5a R5n R4 X1e X1 Mais memória z1d


(Saiba tudo sobre otimizadas para memória clicando aqui.)

Computação acelerada

Estas são instâncias bastante poderosas, com até oito GPUs, são focadas em aplicações de aprendizado de máquina e aplicativos de computação de alta performance.

Instâncias para computação acelerada podem oferecer até um quadrilhão de operações flutuantes por segundo) de performance por instância para acelerar significativamente machine learning e os aplicativos de computação de alta performance.

Essa categoria de instância geralmente é usada para serviços de machine learning deep learning, essas instâncias podem ser usadas por alguns computados quanticos.

P3 P2 Inf1 G4 G3 F1


(Saiba tudo sobre instâncias para computação acelerada clicando aqui.)

Otimização para armazenamento

As instâncias otimizadas para armazenamento são projetadas para cargas de trabalho que exigem acesso de leitura e gravação sequencial alto a conjuntos de dados muito grandes no armazenamento local. Elas são otimizadas para fornecer dezenas de milhares de operações de E/S aleatórias de baixa latência por segundo (IOPS) para aplicativos.

I3 I3en D2 H1


(Saiba tudo sobre instâncias otimizadas para armazenamento clicando aqui.)

Funcionalidades do Amazon EC2

O Amazon EC2 apresenta um verdadeiro ambiente de computação virtual, permitindo que você utilize interfaces de serviço web para iniciar instâncias com uma variedade de sistemas operacionais, além disso o EC2 permite que você carregue-os com seu ambiente de aplicativo personalizado, gerencie permissões de acesso da sua rede e execute sua imagem usando o número de sistemas que você desejar.

Para usar o Amazon EC2, basta fazer o seguinte:

  • Selecione um modelo de Amazon Machine Image (AMI) pré-configurada, para começar a usar o serviço imediatamente. Ou crie uma AMI contendo suas aplicações, bibliotecas, dados e definições de configuração associadas.
  • Configure a segurança e o acesso à rede em sua instância Amazon EC2.
  • Escolha o(s) tipo(s) de instância(s) desejado(s), em seguida, inicie, finalize e monitore quantas instâncias de seu AMI forem necessárias, usando as APIs de serviço web ou a grande variedade de ferramentas de gerenciamento fornecidas.
  • Determine se você deseja executar em vários locais, utilizar os pontos de extremidade de IP estáticos ou o armazenamento persistente em bloco de conexão para suas instâncias.
  • Pague somente pelos recursos que você realmente utilizar, como transferência de dados ou instância-horas.

Recursos do Amazon EC2

O Amazon EC2 fornece um número de características poderosas para criar aplicativos de classe empresarial escaláveis e resistentes a falhas.

Não vamos entrar em detalhes sobre cada um deles. No entanto você pode ter uma visão completa sobre cada um deles clicando aqui.

Abaixo os principais recursos do Amazon EC2.

  • Instâncias sem sistema operacional
  • Otimize a performance e o custo da computação com a frota do Amazon EC2
  • Pause e retome suas instâncias
  • Instâncias de armazenamento denso HDD
  • Configurações de CPU otimizada
  • Opções de armazenamento flexíveis
  • Pagamento de acordo com a utilização
  • Instâncias de E/S elevada
  • Endereços IP elásticos
  • Amazon EC2 Auto Scaling
  • Instâncias de GPU computacionais
  • Cluster de Computação de alta performance (HPC)
  • Redes aperfeiçoadas
  • Instâncias de GPU gráficas
  • Elastic Fabric Adapter (interconexão rápida para clusters de HPC)
  • Disponível no AWS PrivateLink

Definição de preço do Amazon EC2

A Amazon Web Services oferece alguns tipos de definição de preço para o Amazon EC2. Portanto, você pode começar gratuíto e consequentemente ir crescendo conforme a demanda.

Nível gratuito

Para o nível gratuito, a AWS oferece 12 MESES GRATUITOS ou 750 horas por mês para instâncias EC2. Além disso, a AWS ainda oferece capacidade computacional redimensionável na nuvem.
Outras características:
  • 750 horas por mês de uso de instância t2.micro Linux, RHEL ou SLES
  • 750 horas por mês de uso de instância t2.micro Windows

Sob demanda

Com as instâncias sob demanda, você paga pela capacidade computacional por hora ou por segundo, dependendo das instâncias executadas. Não são necessários compromissos de longo prazo nem pagamentos antecipados. Além disso, você pode aumentar ou diminuir a capacidade computacional dependendo das demandas do aplicativo e pagar apenas as taxas por hora especificadas para a instância utilizada.

Instâncias spot

As instâncias spot do Amazon EC2 permitem solicitar capacidade computacional extra do Amazon EC2 com desconto de até 90% em relação ao preço das instâncias sob demanda.

Savings Plans

Os Savings Plans são um modelo de precificação flexível que oferece preços baixos no uso do EC2 e Fargate. Entretanto, a AWS exige compromisso com uma quantidade consistente de uso (medido em US$/hora) por um período de 1 ou 3 anos.

Instâncias reservadas

As instâncias reservadas proporcionam um desconto significativo (até 75%) em comparação com a definição de preço das instâncias por demanda. Além disso, quando as instâncias reservadas são atribuídas a uma zona de disponibilidade específica, elas disponibilizam uma reserva de capacidade, proporcionando a você uma segurança adicional com relação à sua capacidade de executar instâncias quando for necessário

Host dedicado

Um host dedicado é um servidor físico do EC2 dedicado exclusivamente ao seu uso. Em outras palavras, os hosts dedicados ajudam você a reduzir custos, permitindo que você use licenças existentes de software vinculadas ao servidor, incluindo Windows Server, SQL Server e SUSE Linux Enterprise Server (sujeito aos termos das suas licenças), além de ajudar a cumprir requisitos de conformidade.

Cobrança por segundo

Com a cobrança por segundo, você paga apenas pelo que usar. O custo de minutos e segundos não utilizados em uma hora não é cobrado. Assim, você pode se concentrar nos aplicativos em vez de na maximização do uso em horas inteiras. Você pode obter benefícios principalmente quando gerencia instâncias executadas em períodos irregulares para atividades como desenvolvimento/teste, processamento de dados, análises, processamento de lotes e aplicativos de jogos.

Recursos adicionais de definição de preço

Calculadora de TCO

Calcule o custo Total Cost of Ownership (TCO – Custo total de propriedade)

AWS Pricing Calculator

Calcule facilmente os custos mensais na AWS

Centro de recursos de fatores econômicos

Recursos adicionais para mudar para a AWS

Espero que tenha gostado do nosso texto sobre o Amazon EC2. Este blog, acima de tudo, foi feito com o intuito de o próprio autor aprender mais sobre a AWS e passar para as provas de certificações da AWS.

Saiba quais são os Principais Serviços da AWS

Conheça a Infraestrutura Global da AWS

Saiba O que é a computação em nuvem

 

3 COMENTÁRIOS