Amazon EBS (Elastic Block Store)

1

Amazon Elastic Block Store (EBS)

Visão Geral

O Amazon Elastic Block Store (EBS) é um serviço de armazenamento de blocos de alta performance fácil de usar projetado para o uso com o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), ou seja, ele suporta tanto cargas de trabalho com alta taxa de transferência de dados quanto com intenso consumo de transações em qualquer escala.

Várias cargas de trabalho podem ser implementadas com o EBS, por exemplo, bancos de dados relacionais e não relacionais, aplicativos corporativos, aplicativos em contêiner, mecanismos de análise de big data, sistemas de arquivos e fluxos de trabalho de mídia e muito mais. Em resumo, podemos dizer que pra qualquer carga de trabalho que você precisar você encontrará na AWS.

Os volumes do EBS se comportam como dispositivos de bloco brutos e não formatados. Dessa forma, você pode montar esses volumes como dispositivos em suas instâncias. Além disso, você consegue criar um sistema de arquivos sobre esses volumes ou utilizá-los de qualquer maneira que utilizaria um dispositivo de bloco (como um disco rígido).

Com o EBS é possível montar vários volumes na mesma instância e/ou montar um volume em várias instâncias de cada vez. Além disso, você pode alterar dinamicamente a configuração de um volume anexado a uma instância.

Benefícios

Performance para qualquer carga de trabalho

Os volumes EBS têm boa performance para suas cargas de trabalho mais exigentes, incluindo aplicativos essenciais à missão como os produtos SAP, Oracle e Microsoft. Saiba mais »

Fácil de usar

Os volumes do EBS são fáceis de criar, usar, criptografar e proteger, ou seja, o recurso de volumes elásticos permite que você aumente o armazenamento, amplie e reduza a performance e altere os tipos de volume sem nenhuma interrupção de suas cargas de trabalho. Saiba mais »

Altamente disponível e resiliente

A arquitetura do Amazon EBS oferece confiabilidade para aplicativos essenciais. Cada volume é projetado para proteger contra falhas por meio da replicação na zona de disponibilidade (AZ), oferecendo disponibilidade de 99,999% e uma taxa anual de falha (AFR) de 0,1% e 0,2%. Portanto, o EBS é praticamente a prova de falhas. Saiba mais »

Escala praticamente ilimitada

O Amazon EBS permite que você aumente o armazenamento sem nenhuma interrupção em suas cargas de trabalho essenciais. Além disso, permite a criação de aplicativos que exigem tão pouco quanto um GB de armazenamento, ou escalone até petabytes de dados, tudo em apenas alguns cliques. Saiba mais »

Seguro

O EBS foi criado para ser seguro em relação à conformidade de dados. Os volumes EBS recém-criados podem ser criptografados por padrão com uma única configuração em sua conta. Os volumes EBS são compatíveis com criptografia de dados em repouso, dados em trânsito e todos os backups de volume. Certamente uma diferença fundamental para os dias de hoje. Saiba mais »

Econômico

O EBS oferece quatro diferentes tipos de volumes a vários pontos de preço e benchmarks de performance, permitindo que você otimize os custos e invista em um nível preciso de armazenamento para as necessidades de seus aplicativos. Por exemplo, você pode começar gratuitamente e escalar com o tempo. Saiba mais »

Casos de uso

Estudo de caso da AWS: movinary
Créditos da imagem: Estudo de caso da AWS: movinary

Aplicativos empresariais

O Amazon EBS oferece armazenamento de blocos de alta disponibilidade e alta performance para proporcionar confiança na execução de aplicativos essenciais à missão, por exemplo, aplicativos Oracle, SAP, Microsoft Exchange, SharePoint e VMware no VMware Cloud on AWS.

Bancos de dados relacionais

O Amazon EBS escala de acordo com as necessidades de performance para comportar milhões de clientes de jogos ou bilhões de transações de comércio eletrônico. Por exemplo Bancos de dados como SAP HANA, Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL e PostgreSQL são amplamente utilizados na Amazon EBS.

Continuidade dos negócios

O Amazon EBS permite minimizar a perda de dados e o tempo de recuperação com a capacidade de fazer backups regulares de dados e de arquivos de log em regiões geográficas diferentes. Em suma  você pode restaurar novos volumes rapidamente para executar aplicativos em novas regiões.

Bancos de dados NoSQL

Os volumes do Amazon EBS oferecem performance consistente e de baixa latência para execução de bancos de dados NoSQL como, por exemplo, o Cassandra, o MongoDB e o CouchDB.

Mecanismos de análise de big data

O Amazon EBS oferece persistência de dados, ajuste dinâmico da performance e a capacidade de desanexar e anexar volumes, permitindo portanto, redimensionar clusters para mecanismos de análise de big data, como o Hadoop e o Spark.

Sistemas de arquivos e fluxos de trabalho de mídia

O Amazon EBS permite que você escalone facilmente com volumes adicionais para dar suporte a sistemas de arquivos em expansão, além disso ele oferece a opção de quatro volumes diferentes para otimizar o preço e o desempenho.

Recursos do Amazon EBS

Tipos de volumes do Amazon EBS

Tipos de volumes do Amazon EBS
Créditos da imagem: AWS Certified SysOps Administrator – Associate – testprep

A tabela a seguir mostra casos de uso e características de performance dos volumes do EBS da geração atual:

Unidades de estado sólido (SSDs) Unidades de disco rígido (HDD)
Tipo de volume Provisioned IOPS SSD (IO1) do EBS General Purpose SSD (gp2) do EBS* Throughput Optimized HDD (ST1) Cold HDD (SC1)

Descrição curta

SSD de maior performance criado para cargas de trabalho transacionais que dependem da latência

General Purpose SSD que equilibra a performance de preço para uma ampla variedade de cargas de trabalho transacionais

HDD de baixo custo criado para cargas de trabalho frequentemente acessadas e com alto consumo da taxa de transferência Volume HDD de menor custo criado para cargas de trabalho acessadas com menos frequência

Casos de uso

Bancos de dados NoSQL e relacionais com alto consumo de E/S

Volumes de inicialização, aplicativos interativos de baixa latência, e desenvolvimento e teste

Big data, data warehouses, processamento de logs Dados “mais frios” (menos acessados) que exigem menos verificações por dia

Amazon Data Lifecycle Manager for EBS Snapshots

O Data Lifecycle Manager for EBS Snapshots oferece uma forma simples e automatizada de fazer backup de dados armazenados em volumes do EBS, ou seja, ele garante a criação e a exclusão de snapshots do EBS de acordo com uma programação personalizada.

Volumes elásticos do Amazon EBS

Os volumes elásticos são um recurso que permite que você se adapte facilmente aos volumes, conforme as alterações nas necessidades dos aplicativos. Os volumes elásticos permitem aumentar de modo dinâmico a capacidade, ajustar a performance e alterar o tipo de qualquer volume novo ou atual da geração presente. Em resumo, ele não permite nenhum tempo de inatividade ou impacto negativo na performance das suas cargas de trabalho.

Snapshots do Amazon EBS

Snapshots do Amazon EBS
Créditos da imagem: Your Primer on AWS EC2 Protection

O EBS permite salvar snapshots pontuais dos seus volumes no Amazon S3. Os snapshots do Amazon EBS são armazenados de forma incremental: apenas os blocos que mudaram depois do último snapshot são salvos, e você é cobrado somente pelos blocos alterados. Se você tiver um dispositivo com 100 GB de dados, mas apenas 5 GB tiverem mudado depois do último snapshot, um snapshot subsequente consumirá apenas 5 GB adicionais e você será cobrado apenas pelos 5 GB adicionais de armazenamento de snapshot, embora ambos os snapshots, anterior e último, pareçam completos.

Instâncias otimizadas para o Amazon EBS

Por uma pequena taxa horária adicional, os clientes podem executar alguns tipos de instâncias do Amazon EC2 como instâncias otimizadas para o EBS. Em suma, as instâncias otimizadas para EBS permitem que instâncias do EC2 usem totalmente as IOPS provisionadas em um volume do EBS.

Disponibilidade e durabilidade do Amazon EBS

Os volumes do Amazon EBS são projetados para serem altamente disponíveis e confiáveis. Ou seja, sem custos adicionais, os dados dos volumes do Amazon EBS são duplicados em vários servidores em uma zona de disponibilidade para evitar perdas de dados causadas por falha em qualquer componente único. Para obter detalhes, leia o acordo de nível de serviço do Amazon EC2 e EBS.

A criptografia do Amazon EBS e o AWS Identity and Access Management

AWS Identity and Access Management
Créditos da imagem: Your Primer on AWS EC2 Protection

O Amazon EBS oferece criptografia sem falhas de volumes de dados, para esclarecer volumes de inicialização e snapshots do EBS são criptografados e protegidos, o que elimina a necessidade de criar e gerenciar uma infraestrutura de gerenciamento de chaves segura.

A criptografia do EBS possibilita a segurança de dados ociosos criptografando volumes de dados, volumes de inicialização e snapshots, como usando chaves gerenciadas pela Amazon ou chaves criadas e gerenciadas usando o AWS Key Management Service (KMS). 

Amazon EBS Multi-Attach

Os clientes podem habilitar o Multi-Attach no volume io1 de IOPS provisionadas do EBS para permitir que um volume seja associado simultaneamente a até dezesseis instâncias do EC2 baseadas no Nitro na mesma zona de disponibilidade. Ou seja, o Multi-Attach facilita a obtenção de maior disponibilidade para aplicativos que gerenciam a consistência de armazenamento de vários gravadores.

Definição de preço do Amazon EBS

O Amazon EBS, assim como muitos dos serviços da AWS também conta com a possibilidade do nível gratuito. Mas, assim que o período expirar você deverá contratar um plano pago, abaixo vamos ver os principais preços do Amazon RBS.

Nível gratuíto

O nível gratuito da AWS inclui 30 GB de armazenamento, 2 milhões de E/S e 1 GB de armazenamento de snapshots com o Amazon Elastic Block Store (EBS).

Preços dos volumes do Amazon EBS 

Devido a complexidade deste assunto não vamos abordá-lo aqui, no entanto, deixarei o link caso você queira saber mais >>.

Recursos adicionais de definição de preço

Calculadora de TCO

Calcule o custo Total Cost of Ownership (TCO – Custo total de propriedade)

Conclusão

1 COMENTÁRIO