Amazon DynamoDB: O Banco de Dados NoSQL da AWS

0

Amazon DynamoDB

Visão Geral do Amazon DynamoDB

O Amazon DynamoDB é um banco de dados de valor-chave e documento, além disso, ele oferece desempenho de milissegundos com um dígito em qualquer escala.

Amazon DynamoDB é um banco de dados durável, que se estende por várias regiões, com vários mestres e totalmente gerenciado com segurança, backup e restauração integrados e armazenamento em cache na memória para aplicativos em escala de Internet, ou seja, segurança acima de tudo.

O DynamoDB pode processar mais de 10 trilhões de solicitações por dia e comportar picos de mais de 20 milhões de solicitações por segundo.

Entre as empresas que utilizam o Amazon DynamoDB, estão a Lyft, Airbnb, Redfin, Samsung, Toyota, e Muitas outras, ou seja, o Amazon DynamoDB é uma das únicas soluções capazes de comportar suas cargas de trabalho de missão crítica.

Milhares de empresas ao redor do mundo utilizam o Amazon DynamoDB devido a sua facilidade de uso, ou seja, você cria uma tabela para o aplicativo e o DynamoDB se encarrega do resto.

Benefícios do Amazon DynamoDB

  • Performance em grande escala
  • Não há servidores para gerenciar
  • Pronto para uso empresarial

Aplicativos

Aplicativos web sem servidor

Umas das vantagens do Amazon DynamoDB é que você pode criar aplicativos web avançados com escalabilidade automática.

Com o Amazon DynamoDB você não precisa de servidores locais, em outras palavras, os aplicativos desfrutam de alta disponibilidade automatizada exclusivamente na nuvem.

Use_Case_WebApplications
Créditos da imagem: Site oficial da AWS

Back-ends móveis

É possível ainda usar o DynamoDB junto com o AWS AppSync para criar aplicativos móveis e web interativos com atualizações em tempo real, além disso, você pode ainda acessar os dados offline e sincronizar apenas os dados com resolução de conflitos.

Product-Page-Diagram_AppSync_DynamoDB_Mobile-Backends
Créditos da imagem: Site oficial da AWS

Microsserviços

Crie microserviços flexíveis e reutilizáveis usando o DynamoDB como um datastore sem servidor para obter uma performance rápida e consistente.

Use_Case_StreamProcessing
Créditos da imagem: Site oficial da AWS

Casos de uso do Amazon DynamoDB

  • Ad Tech;
  • Jogos;
  • Varejo;
  • Serviços bancários e financeiros;
  • Mídia e entretenimento;
  • Software e Internet;
  • Outros…

Definição de preço

O Amazon DynamoDB oferece a possibilidade de uso gratuíto, ou seja, os serviços free tier, veja abaixo os límetes de uso gratuíto do DynamoDB.

25 GB de armazenamento (Free – Para sempre)

Banco de dados NoSQL rápido e flexível, com escalabilidade transparente.
  • 25 GB de armazenamento;
  • Capacidade de gravação provisionada para 25 unidades;
  • 25 unidades de capacidade de leitura (RCU) provisionada
  • Suficiente para processar até 200 milhões de solicitações por mês.

Observação: O nível gratuito assim que ultrapassar os limites citados acima, começa-se a cobrança normal de acordo com os preços abaixo.

Outros níveis de uso pagos

O DynamoDB cobra pela leitura, gravação e armazenamento de dados em suas tabelas do DynamoDB, juntamente com quaisquer recursos adicionais que você pote por habilitar.

O DynamoDB tem dois modos de capacidade e eles vêm com duas opções específicas de faturamento para o processamento de leituras e gravações em suas tabelas: sob demanda e provisionada.

Definição de preço para o modo de capacidade sob demanda

Não é necessário especificar a taxa de transferência de leitura e gravação que você espera que seu aplicativo execute porque o DynamoDB acomoda suas cargas de trabalho instantaneamente conforme elas aumentam ou diminuem.

Saiba mais »

Definição de preço para o modo de capacidade provisionada

Com o modo de capacidade provisionada, você especifica o número de leituras e gravações por segundo que você espera que seu aplicativo necessite, você pode ainda usar a escalabilidade automática para ajustar automaticamente a capacidade de suas tabelas com base na taxa de utilização especificada para garantir o desempenho do aplicativo e, da mesma forma, reduzir os custos.

Conclusão de uso do Amazon DynamoDB

Para concluir, podemos dizer que o Amazon DynamoDB é uma das melhores opções para empresas que precisam de leitura de dados ultra rápida em quantidades na casa dos petabytes.

Concluímos ainda que milhares de empresas escolhem o Amazon DynamoDB devido a uma série de vantagens que ele oferece em detrimento aos seus concorrentes.

Em suma, se você precisa de alta capacidade de leitura e execução de dados NoSQL, você é um forte candidato a usar o DynamoDB.

Espero que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre.

Lembre-se: Este blog é para o autor aprender mais sobre AWS e conquistar suas certificações. Portanto, sou apenas um aprendiz. 😉 

Em nenhum momento quero me colocar aqui como um profissional no assunto, apenas um estudante.

Leia nossos outros artigos sobre: Amazon EBS (Elastic Block Store)Amazon Elastic Compute Cloud – Amazon EC2AWS Trusted AdvisorWell Architected Framework.

Fontes: Site Oficial da Amazon AWS, Documentação oficial.